Tidying Up with Marie Kondo ou Ordem na casa com Marie Kondo – na NetFlix

https://lharmonia.com.br/2019/01/04/tidying-up-with-marie-kondo-ou-ordem-na-casa-com-marie-kondo-na-netflix/

Marie Kondo é uma japonesa especialista em organização, consultora, escritora e palestrante que já publicou 4 livros e se tornou referência mundial no assunto. Essa semana a NetFlix lançou o reality show Tidying up with Marie Kondo, série de 08 episódios independentes filmados nos Estados Unidos, em que Marie ajuda pessoas a organizarem suas casas e se livrarem da desordem que gera caos em suas vidas, através do Método KonMari de organização.

O método criado por Marie é bastante peculiar e propõe que as pessoas mantenham em casa apenas os pertences que geram sensação de alegria ou to spark joy.  

O KonMari Method não é tão somente um método  para organizar a casa, a proposta de Marie é que as pessoas se desfaçam de coisas que não tem uso e não estejam alinhadas com o estilo de vida que elas desejam atingir, demonstrando gratidão por cada item antes de se desapegar ao dizer obrigada para cada objeto pelo papel desempenhado. Portanto, o processo não tem relação com a pessoa ser forçada a abrir mão de suas coisas, mas sim, leva-la à reflexão sobre a relação com seus pertences e como e sente a respeito deles.

Antes de iniciar o processo, Marie faz um ritual de cumprimentar a casa — algo peculiar, mas que diz muito sobre sua cultura oriental —, o que em algumas pessoas gera certo estranhamento, ao passo que em outras, é motivo de profunda emoção ao serem convidadas a juntarem-se a ela. Nesse momento, os participantes do reality são chamados a fecharem os olhos, se concentrarem e visualizarem como desejam que a casa seja após finalizado o processo de organização, tendo em mente o novo estilo de vida que almejam para seu futuro.

Notei que a atitude alegre e respeitosa de Marie ganha de cara a confiança das pessoas e, apesar de seu método ser universal, isto é, não personalizado, em um dos episódios (não vou dizer qual para não dar spoiler e vocês ficarem com mais vontade ainda de assistir tudinho!) ela cede às demandas da cliente mudando a ordem das etapas do processo para que a cliente possa realizar as tarefas da forma mais confortável no momento que estava passando.

Além de ajudar as pessoas a organizarem suas casas, Marie leva às famílias muitas lições que são aprendizados para a vida, como por exemplo, a importância de ensinar responsabilidade e cuidados com seus pertences às crianças, formando assim indivíduos conscientes e responsáveis que possam ter bons exemplos e inspirações para os cuidados com o espaço em que vivem,  seus pertences, o respeito ao espaço do outro, o consumo consciente, a economia doméstica e união da família. Ao desempenharem juntos as tarefas da casa, cada membro da família se responsabiliza por cuidar de seus objetos ao invés de sobrecarregar uma única pessoa para cuidar de tudo e de todos.

Assim como Marie e os participantes do reality, acredito que essa é uma das premissas básicas para uma casa e uma vida organizadas e que tem o poder de transformar uma casa em um lar para a família.

O método de Marie Kondo, assim como sua cultura, pode gerar estranhamento ou parecer radical para algumas pessoas mas, para mim, o maior benefício dessa série é trazer à tona esse assunto fundamental para a qualidade de vida das pessoas, revelando o impacto positivo que a organização traz para a casa e para o relacionamento entre as pessoas, inspirando-as em todo o mundo a buscar um estilo de vida mais leve, levando-as a valorizar e ter gratidão por suas casas e seus pertences e, através desses sentimentos e novo estilo de vida, criar um lar onde o bem estar e a harmonia sejam prioridade.

Adorei a série, assisti inteira num único dia e recomendo.

Posted By

Luciana Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *