Se ter um estilo de vida mais sustentável está entre as suas metas para esse ano, confira minhas dicas para te ajudar a reduzir o volume de lixo gerado na sua casa.
São substituições de produtos de uso diário.
O plástico é um dos materiais mais descartáveis e, também um dos mais difíceis de se decompor na natureza – leva em torno de 400 anos para se desfazer.
Viver sem consumir plástico é algo impossível. Mas reduzir o uso é possível e necessário, especialmente o plástico de uso único como o caso de plástico filme pvc e descartáveis, por exemplo.
É preciso um olhar consciente para seu estilo de vida, para compreender o impacto que simples ações do cotidiano trazem para o meio ambiente. E então avaliar que mudanças promover para reduzir sua pegada ecológica (a marca que seu estilo de vida deixa no meio ambiente).
É uma questão de escolha. Escolha do que consumir e levar para dentro da sua casa.
Minhas sugestões:
*Troque a bucha convencional de lavar louças – aquela sintética de espuma, que na verdade é composta por plástico poliuretano, um tipo de material baseado em petróleo e outros componentes químicos sintéticos, pela bucha vegetal – de matéria prima natural, é biodegradável e compostável.
*Troque as escovas de dentes convencionais que são difíceis de reciclar, pois são multi-material (vários materiais utilizados para produzir um único item), pelas de Bambu.
*Troque o plástico filme PVC, pelo envolve – embalagem de tecido 100% algodão tratado com cera de abelha e óleos vegetais, para embalar alimentos e tampar vasilhas com sobras de comida. O envolve pode ir à geladeira e freezer, é lavável e reutilizável, dura cerca de 06 meses e é compostável.
*Troque o detergente convencional pelo lava louças da YVY – o produto vem em uma cápsula que você dilui em água no borrifador permanente (que você adquire uma única vez).
Além do lava louças a YVY possui toda linha de produtos de limpeza produzidos com ativos de origem natural, sem petroquímicos, sem cloro e sem conservantes. Todos em cápsulas recicláveis e retornáveis. A empresa faz a logística reversa, portanto após usar o conteúdo as cápsulas podem ser retornadas para a empresa reciclar, sem custo de envio para o consumidor.
*Troque os cotonetes convencionais de haste de plástico, pela versão Eco – de haste produzida com papel reciclável.
*Troque a fruta descascada e embalada em pote plástico pela fruta à granel e com a casca.
*Troque a verdura armazenada no isopor envolvido por plástico filme, pela verdura a granel.
E por fim, use sacolas retornáveis ou de material durável (tecido, lona, etc) para as compras de mercado, e não use descartáveis quando fizer festas em casa.
Com essas substituições você conseguirá reduzir o uso do plástico e o volume de lixo da sua casa, e ter um estilo de vida mais sustentável.
Casa sustentável, planeta saudável!
Otimas dicas! a sustentabilidade seria possivel de se tornar mais comum na sociedade, se houvesse mais conteudo como estes.
parabens!
Muito obrigada, Rebeca! Seguimos fazendo um pouquinho em nossas casas, criando crianças num ambiente que cuida do meio ambiente, e espalhando conteúdos que de alguma forma estamos plantando e regando a sementinha da mudança. Beijos e obrigada!