Sustentabilidade Doméstica: substituição de produtos para gerar menos lixo na sua casa 

https://lharmonia.com.br/2020/01/15/sustentabilidade-domestica-substituicao-de-produtos-para-gerar-menos-lixo-na-sua-casa/

Se ter um estilo de vida mais sustentável está entre as suas metas para esse ano, confira minhas dicas para te ajudar a reduzir o volume de lixo gerado na sua casa.

 

São substituições de produtos de uso diário.

 

O plástico é um dos materiais mais descartáveis e, também um dos mais difíceis de se decompor na natureza – leva em torno de 400 anos para se desfazer.

 

Viver sem consumir plástico é algo impossível. Mas reduzir o uso é possível e necessário, especialmente o plástico de uso único como o caso de plástico filme pvc e descartáveis, por exemplo.

 

É preciso um olhar consciente para seu estilo de vida, para compreender o impacto que simples ações do cotidiano trazem para o meio ambiente. E então avaliar que mudanças promover para reduzir sua pegada ecológica (a marca que seu estilo de vida deixa no meio ambiente).

 

É uma questão de escolha. Escolha do que consumir e levar para dentro da sua casa.

 

Minhas sugestões:

 

*Troque a bucha convencional de lavar louças – aquela sintética de espuma, que na verdade é composta por plástico poliuretano, um tipo de material baseado em petróleo e outros componentes químicos sintéticos, pela bucha vegetal – de matéria prima natural, é biodegradável e compostável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Troque as escovas de dentes convencionais que são difíceis de reciclar, pois são multi-material (vários materiais utilizados para produzir um único item), pelas de Bambu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Troque o plástico filme PVC, pelo envolve – embalagem de tecido 100% algodão tratado com cera de abelha e óleos vegetais, para embalar alimentos e tampar vasilhas com sobras de comida. O envolve pode ir à geladeira e freezer, é lavável e reutilizável, dura cerca de 06 meses e é compostável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Troque o detergente convencional pelo lava louças da YVY – o produto vem em uma cápsula que você dilui em água no borrifador permanente (que você adquire uma única vez).
Além do lava louças a YVY possui toda linha de produtos de limpeza produzidos com ativos de origem natural, sem petroquímicos, sem cloro e sem conservantes. Todos em cápsulas recicláveis e retornáveis. A empresa faz a logística reversa, portanto após usar o conteúdo as cápsulas podem ser retornadas para a empresa reciclar, sem custo de envio para o consumidor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Troque os cotonetes convencionais de haste de plástico, pela versão Eco – de haste produzida com papel reciclável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Troque a fruta descascada e embalada em pote plástico pela fruta à granel e com a casca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Troque a verdura armazenada no isopor envolvido por plástico filme, pela verdura a granel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E por fim, use sacolas retornáveis ou de material durável (tecido, lona, etc) para as compras de mercado, e não use descartáveis quando fizer festas em casa.

 

Com essas substituições você conseguirá reduzir o uso do plástico e o volume de lixo da sua casa, e ter um estilo de vida mais sustentável.

 

Casa sustentável, planeta saudável!

Posted By

capim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Organização Virtual

O momento é de distanciamento social. E por não poder estar fisicamente em sua casa criei um novo modelo de serviço, em que te ajudo virtualmente a organizar sua casa. É um serviço 100% online, no qual eu planejo soluções personalizadas para sua necessidade, e te oriento para que você organize da mesma forma que eu faria.

Veja Mais
WhatsApp