Desapego

https://lharmonia.com.br/2018/11/21/desapego/

Desapegar é fundamental para iniciar um processo de organização. Para muitas pessoas esse pensamento pode gerar receio ou desconforto, ao imaginar que para ter uma casa organizada precisará abrir mão de suas coisas. Mas, não é bem assim.

É importante olharmos para nossas coisas com clareza e sempre nos perguntarmos: eu gosto disso? uso? Me serve? Vou usar na próxima semana ou próximo mês? Se pelo menos uma das respostas for não, não há porque ter dúvida. Desapegue! Venda ou Doe. Tire do seu espaço, desocupe espaço para as coisas que você responder sim pra todas essas perguntas.

Para organizar é primordial desapegar de coisas que não tem mais uso, roupas que não servem mais ou que você já usou tanto que enjoou, coisas danificadas e que não tem conserto, coisas que você adquiriu ou ganhou e nunca usou, por exemplo aquele mimo que uma pessoa querida trouxe de presente de uma viagem e que, apesar de você ter adorado que ela tenha lembrado de você a peça não combina com o estilo da sua casa, aquele sapato que você comprou porque estava com um desconto irresistível, mas nunca usou porque acabou percebendo que não é tão confortável assim ou que não combina com nenhuma de suas roupas, aquele cosmético que você escolheu correndo no Duty Free porque seu próximo voo já estava no horário mas não podia perder a oportunidade de levar por um preço bem mais acessível e, ao chegar em casa se deu conta de que não é o ideal para o seu tipo de pele ou cabelo, dentre tantas outras coisas que se adquire e mantém ainda que não faça uso.

É preciso desapegar dessas coisas para organizar, para abrir espaço físico na sua casa, nos seus armários e gavetas e, principalmente para abrir espaço para que a energia de renovação possa fluir não só na sua casa, mas na sua vida.

Pense numa vida onde haja espaço suficiente para tudo que você realmente gosta, abrir seu guarda-roupa e ver apenas peças que você gosta de usar, que veste e se sente bem consigo mesmo, olhar ao redor em cada ambiente de sua casa e ver apenas coisas que te brilham os olhos, coisas com as quais você se identifica, que tem a ver com seu estilo de vida. Isso é viver em plenitude, em estado de graça. Isso é bem estar. E isso só se consegue desapegando das coisas que estão te impedindo de acessar esse sentimento.

Viver cercado apenas das coisas que amamos é ter uma vida plena, alegre e harmoniosa. Isso é qualidade de vida.

Posted By

Luciana Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *