Dezembro, Natal, Consumo consciente e Organização

https://lharmonia.com.br/2018/12/05/dezembro-natal-consumo-consciente-e-organizacao/

Chega Dezembro e com ele chegam as festas de final de ano, confraternizações da empresa, do grupo de amigos, da família, chega o 13º e em muitos casos até o 14º salário, chegam as vitrines das lojas cheias de novidades, os shoppings lindos com a decoração de natal.

 

É grande a tentação e são muitas as demandas geradas para que a gente compre o look novo pra festa da firma, presentes ou uma simples lembrancinha para todos,  aquele eletrodoméstico que precisa ser substituído, refazer a pintura da casa, a viagem dos sonhos para o réveillon.

 

Final de ano é minha época preferida do ano. Essa coisa de recomeço, a sensação de poder zerar o tempo e começar tudo de novo, as confraternizações com nossas pessoas queridas.

 

Mas em tempos de consumo excessivo, de armários entulhados de coisas sem uso gerando bagunça e energia estagnada na casa e, consumindo o pouco tempo à procura de seus pertences realmente úteis em meio ao caos criado pela desorganização, de muitas demandas e pouco tempo, de muitas curtidas e poucos abraços, de muitos presentes e pouca presença, busco refletir sobre a importância de consumirmos de forma consciente.

 

A importância de comprar e levarmos para dentro de nossas casas apenas aquilo que realmente precisamos, que vamos usar e que irá contribuir para nossa qualidade de vida. De resistir à tentação de comprar um sapato novo pra ir àquela festa, mas que depois será esquecido no fundo da sapateira e nunca mais usado, e que estará ocupando espaço no armário, na casa e na vida, bloqueando espaço daquilo que é realmente importante.

 

Que possamos consumir de forma a manter nosso espaço equilibrado e harmonioso, e ensinando nossos filhos que mais importante que ter é ser, que mais importante que o presente é estar presente, que o Natal não se resume ao Papai Noel e aos presentes, e que a vida não se resume ao que temos nos armários, mas sim a forma como vivemos, consumimos, cuidamos do que é nosso, da nossa casa, da família e, do planeta.

 

Desejo a todos que dezembro não seja o mês que irá abarrotar os armários da casa e gerar bagunça no ano novo, mas sim o mês de reflexão do que realmente importa, um mês cheio de alegrias, confraternizações, abraços e presentes com presença.

 

Feliz Dezembro pra todos nós!

Posted By

Luciana Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *