Apesar da crescente preocupação da sociedade com questões ambientais percebo que muitas pessoas ainda veem a questão da sustentabilidade como algo inalcançável ou difícil de aplicar na prática. Há inclusive quem ache que o tema é moda.
Tenho buscado cada dia mais aprender como posso fazer minha parte e hoje vim falar de algo que, apesar de já fazer em casa há muito tempo, não sabia que é uma atitude sustentável e que inclusive tem um termo que a define: o Upcycling.
Recentemente, participei de uma roda de conversa sobre sustentabilidade e formas de redução na geração de lixo e descobri que existe uma hierarquia das atitudes rumo ao lixo zero. É comum, por exemplo, as pessoas pensarem que basta consumir um produto cuja embalagem pode ser reciclada para ter uma atitude sustentável. No entanto, a reciclagem é apenas a base na hierarquia. Acima da reciclagem vem a reutilização, seguida da redução e, acima de tudo, reavaliação do consumo descrita na escala como “repensar, recusar, redesenhar”. Ou seja, evitar consumir produtos de embalagens que não podem ser reutilizadas.
O upcycling propõe o reaproveitamento de objetos que seriam descartados, reduzindo assim a quantidade de resíduos enviados para lixões ou aterros sanitários.
O que eu vim te contar é que essa técnica, além de poupar o meio ambiente, pode te ajudar a economizar dinheiro, organizar e decorar sua casa de forma simples, charmosa e sustentável.
Uma coisa que eu faço muito é reaproveitar garrafas de vinho ou de suco para colocar flores em casa. Você pode decorar o lavabo, o home-office, a sala e até a mesa do café da manhã.
Outra dica é usar vidros de produtos como azeitona, palmito e geléias, por exemplo, para armazenar temperos e alimentos abertos da sua despensa. Assim você elimina aquele monte de saquinhos abertos, evita jogar esses vidros no lixo e deixa sua despensa organizada sem gastar nada. Outra opção é reutilizar garrafas de suco integral para colocar água na geladeira ao invés de comprar garrafas plásticas.
Upcycling é uma técnica profissional, muita usada por designers para criar desde objetos de decoração até móveis. Mas, se cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos nós, que possamos também reaproveitar em nossa casa o que é possível. Usando um pouco de criatividade no dia a dia e repensando algumas atitudes de consumo, vamos aos poucos promovendo pequenas mudanças para um estilo de vida mais consciente e, consequentemente, contribuindo para um mundo mais sustentável.
Deixe um comentário