Organização, Desapego e Memórias Afetivas

https://lharmonia.com.br/2019/08/07/organizacao-desapego-e-memorias-afetivas/

Se para organizar a casa é fundamental desapegar dos objetos que não tem mais utilidade, mas existe apego a itens que remetem a lembranças de momentos especiais, o que fazer?

 

Objetos que guardam recordações de momentos especiais não precisam, nem devem na minha opinião, ser descartados.

 

Eles fazem parte da memória afetiva das pessoas, das famílias.

 

No entanto é preciso organizá-los, até mesmo para que se possa vez ou outra rever ou tocar alguma peça que representa um momento especial vivido no passado. Então, ao organizar a casa é preciso dar também a essas peças uma casinha para morar. E que seja uma casinha especial, à altura do sentimento que essa lembrança desperta. Assim você saberá onde encontrar suas recordações quando bater aquela nostalgia ou quiser mostrar algo especial para seus amigos, filhos ou netos.

 

Eu, por exemplo, tenho até hoje o meu vestido de noiva guardado. Quando guardei pensei que iria customizá-lo para usar no batizado da minha filha, o que não aconteceu. Se minha filha irá querer usá-lo, não sei e nem alimento essa expectativa. Mas guardei por tudo que ele representa pra mim. Guardei junto com o arranjo que usei na cabeça, numa caixa que foi encapada com tecido pela minha avó, que já partiu. Então agora são duas memórias afetivas. E quando quiser revê-las ou decidir um dia mostrar à minha filha sei exatamente onde estão e que estão carinhosamente organizadas.

 

Portanto, mantenha suas memórias afetivas, aqueles objetos que tem valor sentimental guardados com todo o carinho que eles merecem. Não tem nada pior que encontrar aquela foto tão especial de um momento que te marcou tanto dentro de um envelope qualquer misturada a um monte de revistas e jornais velhos.

 

E alguns itens também podem fazer parte da decoração da casa como por exemplo,fotos, desenhos feitos pelas crianças, objetos adquiridos em viagens marcantes, etc. Desde que faça sentido para quem vive na casa e esteja em harmonia com o estilo de decoração do ambiente, garanto que despertará um sentimento de alegria e gratidão toda vez que seu olhar cruzar com a imagem.

Posted By

Luciana Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *