Upcycling: um recurso para te ajudar a organizar e decorar a casa de forma econômica e sustentável

https://lharmonia.com.br/2019/09/02/upcycling/

Apesar da crescente preocupação da sociedade com questões ambientais percebo que muitas pessoas ainda veem a questão da sustentabilidade como algo inalcançável ou difícil de aplicar na prática. Há inclusive quem ache que o tema é moda.

 

Tenho buscado cada dia mais aprender como posso fazer minha parte e hoje vim falar de algo que, apesar de já fazer em casa há muito tempo, não sabia que é uma atitude sustentável e que inclusive tem um termo que a define: o Upcycling.

 

Recentemente, participei de uma roda de conversa sobre sustentabilidade e formas de redução na geração de lixo e descobri que existe uma hierarquia das atitudes rumo ao lixo zero. É comum, por exemplo, as pessoas pensarem que basta consumir um produto cuja embalagem pode ser reciclada para ter uma atitude sustentável. No entanto, a reciclagem é apenas a base na hierarquia. Acima da reciclagem vem a reutilização, seguida da redução e, acima de tudo, reavaliação do consumo descrita na escala como “repensar, recusar, redesenhar”. Ou seja, evitar consumir produtos de embalagens que não podem ser reutilizadas.

 

O upcycling propõe o reaproveitamento de objetos que seriam descartados, reduzindo assim a quantidade de resíduos enviados para lixões ou aterros sanitários.

 

O que eu vim te contar é que essa técnica, além de poupar o meio ambiente, pode te ajudar a economizar dinheiro, organizar e decorar sua casa de forma simples, charmosa e sustentável.

 

Uma coisa que eu faço muito é reaproveitar garrafas de vinho ou de suco para colocar flores em casa. Você pode decorar o lavabo, o home-office, a sala e até a mesa do café da manhã.

 

Outra dica é usar vidros de produtos como azeitona, palmito e geléias, por exemplo, para armazenar temperos e alimentos abertos da sua despensa. Assim você elimina aquele monte de saquinhos abertos, evita jogar esses vidros no lixo e deixa sua despensa organizada sem gastar nada. Outra opção é reutilizar garrafas de suco integral para colocar água na geladeira ao invés de comprar garrafas plásticas.

 

Upcycling é uma técnica profissional, muita usada por designers para criar desde objetos de decoração até móveis. Mas, se cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos nós, que possamos também reaproveitar em nossa casa o que é possível.  Usando um pouco de criatividade no dia a dia e repensando algumas atitudes de consumo, vamos aos poucos promovendo pequenas mudanças para um estilo de vida mais consciente e, consequentemente, contribuindo para um mundo mais sustentável.

Posted By

Luciana Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *