5 hábitos das pessoas organizadas

https://lharmonia.com.br/2020/07/07/5-habitos-das-pessoas-organizadas/

No post anterior falei que organização pode ser aprendida, porque organização é hábito (leia aqui)

Nele listei 5 hábitos que em geral as pessoas organizadas mantém, para inspirar quem deseja promover uma mudança de hábitos e ser mais organizado.

Aqui quero demonstrar como esses hábitos podem ajudar a melhorar sua produtividade, lidar melhor com imprevistos, ter um dia a dia mais tranquilo, e realizar tudo que você precisa (ou quer) com mais leveza e praticidade.

1) Planejar: planejar o dia, a semana, o menu semanal da sua casa, o que você vai levar na mala pra viagem, etc.
Planejamento e organização andam de mãos dadas. Planejar o que você quer (ou precisa) fazer te dá clareza para medir o tempo necessário para realizar suas tarefas ou objetivos.

2) Listar: fazer lista do que precisamos fazer, seja das atividades que precisa realizar no dia, seja dos produtos que precisamos comprar quando vamos ao mercado, evita esquecimentos que podem causar estresse e perda de tempo.
*Importante! não basta fazer a lista, é preciso consultá-la para saber se você está seguindo o caminho – que você mesmo traçou.

3) Não procrastinar: simplesmente fazer o que precisa ser feito.
Acumular tarefas que você precisa realizar só gera acúmulo, que depois vai te obrigar a fazer as coisas sob pressão. Além te deixar muito mais cansado e irritado. Sem contar o risco de perder prazo de entrega de coisas importantes.

4) Ter uma rotina estabelecida: ao contrário do que muitos pensam, rotina não engessa. A rotina deve ser estabelecida por cada um, de acordo com as próprias necessidades. Portanto, não é algo imposto por outra pessoa. A rotina te dá clareza do que tem que fazer, e permite inclusive ter flexibilidade para alterar qualquer coisa de forma muito mais tranquila e consciente, quando ocorre algum imprevisto.

5) Ter um lugar para cada coisa: numa casa organizada todos as coisas têm seu lugar determinado. Isso te permite encontrar o que precisa com facilidade, seja a chave do carro na hora de sair, um utensílio de cozinha na hora de preparar uma refeição, ou um documento importante para pagar um imposto, por exemplo.

Esses cinco hábitos podem fazer toda diferença no seu dia a dia, no seu humor, e na forma como se relaciona com as pessoas.
Por isso eles tem o poder de transformar vidas.

E lembre-se. Para mudar é preciso consciência, consistência e uma boa dose de boa vontade.

Garanto que vale a pena!

Posted By

Luciana Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *