Como criar filhos organizados

https://lharmonia.com.br/2020/10/08/como-criar-filhos-organizados/

É importante para o desenvolvimento da criança que ela tenha responsabilidade de cuidar das próprias coisas. E a melhor forma de inserir esse hábito é ensinar a criança a guardar os brinquedos.

É tentador na correria do dia a dia, em meio ao cansaço e excesso de demandas, cairmos na armadilha de guardar os brinquedos por eles.

É óbvio que se nós guardamos o resultado é muito melhor. Fica mais arrumado e terminamos bem mais rápido.

Mas porque é uma armadilha?

Na minha opinião por dois motivos principais:

1) Porque enquanto fazemos pelas crianças estamos perdendo a oportunidade de ensiná-las. Guardar os brinquedos não é a atividade preferida de alguém que conheço, acredito que não seja a sua também. Mas, da mesma forma que investimos tempo e energia para ensinar nossos filhos a se vestirem sozinhos, comerem sozinhos, ou escovar os dentes, para que saibam cuidar do próprio corpo. Precisamos ensiná-los a cuidar também do ambiente que vivem e dos seus pertences.

2) Porque vamos guardar por um tempo achando que eles são pequenos e portanto não tem capacidade para fazerem sozinhos. Mas, chegará um momento que eles serão grandes para fazermos por eles, e vamos querer que da noite para o dia eles façam algo que não foram treinados para fazer. Que muitas vezes nos viram fazer reclamando, por achar chato e cansativo, então não vão se interessar em fazer. É nesse momento que começam os conflitos. O clássico embate entre pais e filhos. Os pais mandando os filhos que não colaboram com a arrumação da casa arrumarem o quarto sem ser atendidos.

É cansativo ensinar os filhos a guardarem os brinquedos? Sim!

Precisa ter paciência? Muita!

Mas, criar um ser humano é ensinar valores e treinar habilidades.
O que de fato cansa e exige paciência.

Mas crianças são naturalmente colaborativas, e gostam de fazer atividades junto com os pais.

Ao inserirmos as crianças na arrumação dos brinquedos estamos ensinando valores importantes para vida deles, como responsabilidade, cuidado, colaboração, trabalho em equipe, e humildade.

Posted By

Luciana Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *