Organização e Minimalismo: reflexões de férias

https://lharmonia.com.br/2019/08/01/organizacao-e-minimalismo-reflexoes-de-ferias/

Estou de férias desde sábado, aproveitando alguns dias para descansar e curtir a família.

Revendo as fotos que tiramos nos últimos dias resolvi postar essa pra trazer uma questão para reflexão.

 

Na sexta-feira passada, véspera de sair de férias, participei de uma oficina sobre empreendedorismo.

 

Ao final do evento houve uma roda para os participantes falarem de suas atividades e fazerem networking. Quando me apresentei como Personal Organizer uma das participantes logo perguntou se para organizar a casa é preciso ser minimalista.

Eu respondi da mesma forma que respondo sempre que me fazem essa pergunta: Não, não é preciso ser minimalista para organizar a casa.

E complementei explicando que meu trabalho consiste em ajudar a pessoa a organizar a casa com o que ela tem, no espaço que ela dispõe. Além do mais, quem sou eu para entrar na casa de alguém impondo condições ou ditando regras? Mas ressaltei que também faz parte do meu trabalho como organizadora profissional, conscientizar as pessoas de que entulhar a casa de coisas sem uso ou que não fazem mais sentido para a vida de quem vive naquele espaço, não traz benefício algum e que nós temos que administrar tudo que possuímos, desde objetos simples como utensílios de cozinha por exemplo, até itens mais complexos e valiosos como imóveis. E gerenciar tudo que temos consome tempo e energia.

 

E finalizei perguntando: você quer usar o seu tempo administrando coisas ou aproveitando a vida?

 

Então quis trazer essa reflexão para quem segue meu trabalho aqui no Blog também: nossa casa é nosso espaço sagrado e, por isso, é importante avaliar muito bem o que trazer para dentro de casa e o que manter nela, para não torná-la num lugar entulhado de coisas.

Ao organizar a casa além da possibilidade de revermos os objetos que possuímos, temos também uma oportunidade para repensar hábitos de consumo e estilo de vida.

Posted By

Luciana Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *